Desejo:

Notícias






TODAS

10/10/2012

Direto com o proprietário: veja os cuidados na compra de imóveis sem intermediário

Compartilhe: 

SÃO PAULO - É comum encontrar placas de imóveis a venda com a seguinte expressão: “direto com o proprietário”. Para alguns pode ser atrativo não ter intermediário, enquanto que para outros consumidores pode parecer perigoso.
De acordo com a advogada especializada em direito imobiliário do escritório Mesquita, Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, Rita de Cássia Serra Negra, a princípio, a única vantagem aparente na negociação sem intermediários é isenção da taxa de corretagem. “Geralmente essa taxa equivale a 6% do valor do imóvel, porém é aconselhável pedir auxílio a um profissional qualificado quando for realizar a compra de um imóvel”, explica.

Casa - apartamento - moradia - construção civil

Para Rita, o grande benefício em realizar a compra com o dono do imóvel é a possibilidade de fazer ofertas e reduzir o valor final da compra. “Além disso, com o proprietário é possível melhorar as condições de pagamento e até oferecer algum tipo de permuta”, acrescenta.
Atenção
Segundo a advogada, não há o menor problema em comprar um imóvel diretamente com o proprietário, porém é importante tomar os mesmos cuidados que o intermediário tomaria durante a compra.
Para facilitar a vida de quem pretende comprar um imóvel nessas condições, a advogada enumerou alguns cuidados importantes:
1. Pesquisa: o interessado em comprar o imóvel deve investigar a vida do bem e também do proprietário. De acordo com Rita, o comprador deve se informar se o vendedor ou o imóvel possuem alguma ação na justiça.
2. Pessoa jurídica: no caso de imóveis que estão sendo vendidos por empresas, o cuidado deve ser ainda maior. “Neste caso, o comprador deve ter cuidado redobrado e pesquisar além do histórico da empresa o de cada sócio também. Mesmo que apenas um sócio tenha alguma dívida, ela pode ser passada para os demais, chegando a comprometer o bem”, alerta Rita.
3. Documentos: a certidão negativa - documento que declara se o imóvel está livre de qualquer pendência que possa impedir sua venda como mpostos atrasados, alienação e questões inventariais - deve ser o primeiro documento solicitado pelo comprador. “Neste caso é importante que o comprador busque orientação com um advogado na hora de solicitar este tipo de documento”, afirma Rita.
4. Dívidas: caso o imóvel tenha dívidas, o comprador deve avaliar se o valor da dívida pode comprometer a posse do bem. Por exemplo, se a dívida de IPTU for equivalente a 50% do valor do imóvel, esta compra não vale a pena. “O imóvel do devedor é a garantia do credor, por isso, o comprador deve analisar de o vendedor tem muitos credores, se ele está se desfazendo de todos os bens, tudo isso pode ser um alerta de que o negócio é inviável”, explica a advogada.
5. Condomínio: no caso dos apartamentos, mesmo que o vendedor diga que não há débitos, o comprador deve solicitar a administradora do condomínio a declaração de que não há dívidas de condomínio. “Esse tipo de dívida é tão grave que pode fazer com que o comprador perca o imóvel, por isso atenção redobrada”, aconselha a advogada.


Fonte: InfoMmoney

Outras Notícias

17/06/2013
Informativo Marcelo Lara
Orientações aos clientes da imobiliária devido aos horários diferenciados em dias específicos.

 


Transforme os ambientes levando a luz natural para dentro de casa
Dicas para iluminar o ambiente

 

23/10/2012
Itaim Bibi recebe 72 lançamentos e valoriza 126% em cinco anos
Ao todo, são 7.900 novos apartamentos, segundo pesquisa

 

23/10/2012
Gastos com habitação sobem 0,72% em outubro
Segundo IPCA-15, os preços dos alugueis residenciais subiram 0,51% este mês; já o condomínio apresentou alta de 0,29% no período

 

22/10/2012
10 casas dentro de caixas-d’água
Veja projetos que transformaram torres e reservatórios em casas confortáveis e estilosas

 

22/10/2012
Outlets de imóveis aproveitam o estoque do setor para oferecer descontos
Os compradores encontram imóveis em construção ou prontos para morar com até 30% de desconto

 

19/10/2012
Preços dos imóveis devem continuar subindo em 2013, dizem especialistas
Alta pode passar de dois dígitos, ao menos no primeiro semestre do ano

 

19/10/2012
Decoração pode acelerar a venda de imóveis novos e usados

 

18/10/2012
Mostra em SP reúne ambientes decorados de 25 artistas
Segunda edição da Mostra Mac SP reune até 20 de dezembro uma série de ambientes decorados para visitação

 

18/10/2012
Alugar ou financiar um imóvel?
Embora muita gente diga que é sempre melhor pagar algo que é seu - quando o assunto é imóvel - o aluguel também tem suas vantagens. Confira!

 

17/10/2012
Saiba como reduzir o consumo e o valor da conta de água

 

17/10/2012
Não há evidências de bolha imobiliária, afirma estudo da FGV
Estudo afirma que embora não haja provas concretas do fenômeno de bolha, a possibilidade também não pode ser descartada, sendo necessário continuar acompanhando os preços

 


Página 1 de 56. Selecione a nova página:

SIMULADORES DE
FINANCIAMENTO

  • santander
  • bb
  • caixa
  • real
  • bradesco
  • unibanco
  • itau
  • hsbc